Atualmente, documento que atesta o licenciamento anual do veículo é emitido apenas em papel

A mudança que altera o Código de Trânsito Brasileiro e possibilita estabelecer a emissão do Certificado de Licenciamento Anual em formato digital, já está em discussão e análise na Câmara dos Deputados. A proposta possibilitaria ao condutor do veículo ter o documento que atesta o licenciamento anual também em aparelhos e não apenas em papel, como é atualmente.

De acordo com o autor da proposta, deputado Gilson Marques (Novo-SC), o processo poderia ocorrer tranquilamente, através de sistemas já existentes, por meio de celulares, por exemplo, que poderiam gerenciar e disponibilizar ao proprietário do veículo, o acesso ao documento na versão digital. “A consulta aos registros de licenciamento de veículos por parte do agente fiscalizador de trânsito, em vez da verificação do documento em posse do condutor, é mais rápida e, principalmente, mais confiável em formato digital”, defende ele.

Segundo Marques, a digitalização do documento permitiria ainda que, nos casos em que o agente de trânsito não puder confiar no documento apresentado, a tecnologia oferece a possibilidade de consulta às bases de dados a partir do próprio dispositivo do agente.

Fonte: Redação e Agência Câmara Notícias