Os número divulgados pela entidade interrompem uma sequência de quatro meses de estabilidade

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o número de família brasileiras endividadas em 2023 chega a 78,5%. Desse total, 18,5% se consideram muito endividadas. Os número divulgados pela entidade interrompem uma sequência de quatro meses de estabilidade. Os dados são referentes ao mês de junho, indicando alta de 0,2% sobre o mês de maio, quando o indicador ficou em 78,3%.

Ainda, segundo a pesquisa, no mês passado, o número de famílias que fecharam o mês com alguma prestação em atraso chegou a 29,2%. O número de consumidores com pendências financeiras, há mais de 90 dias, subiu para 46% do total de inadimplentes. O volume de endividados cresceu em todas as faixas de renda e se concentra principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

Segundo o levantamento da CNC, os estados que possuem o maior número de famílias com dívidas são Minas Gerais, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul. Já, Mato Grosso do Sul tem o menor índice de endividamento, acompanhado por Pará e o Piauí.