Números contam com informações da rede municipal e privada de saúde da cidade; mais de 2,1 mil pessoas já foram infectadas pela doença desde o início da pandemia

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves aponta que mais de 8,2 mil testes para detecção do novo coronavírus já foram realizados na cidade desde o início da pandemia. As informações são de estabelecimento públicos e privados de saúde. Atualmente 2159 pessoas foram confirmadas com a doença e pelo menos 1820 já estão clinicamente curadas. Até o último boletim, 71 pessoas morreram em razão da Covid-19.

Conforme a SMS, a quantidade de testes está divida na modalidade rápido, que é a coleta de sangue e fica pronto em até 20 minutos e o RT-PCR, considerado o exame mais seguro para detecção da doença.

De acordo com as informações, até o dia 24 de julho, o laboratório do Hospital Tacchini havia realizado 3.748 exames de RT PCR e 1.257 testes IGA e IGG. Já a rede municipal de saúde somou 2.347 testes rápidos e 857 do tipo RT PCR.

Além do levantamento realizado, a Central de Atendimento ao Coronavírus divulgou o número de atendimentos que são realizados. Conforme o órgão, o trabalho envolve o monitoramento e esclarecimento de dúvidas da população. Desde março, quando iniciou o serviço, a central efetuou mais de 3,7 mil atendimento. São ligações diárias para os quadros mais graves da doença e a cada dois dias para pacientes com sintomas mais leves da Covid-19. Atualmente, 642 pessoas seguem sendo monitoradas.

Serviço de testagem municipal realizou mais de 700 procedimentos após ampliação

Desde maio, o serviço de testagem em Bento Gonçalves foi ampliado, com a compra de novos testes e a chegada dos materiais através das esferas estadual e federal. Com isso, 738 pessoas, que se enquadravam no protocolo clínico, que exige o cumprimento da janela epidemiológica de 10 dias para um resultado preciso, passaram a ser testadas.

Segundo o coordenador médico, Marco Antônio Ebert há um protocolo para testagens, que deve ser cumprido. “Não é só chegar na barraca e ser testado. No caso do teste rápido cumprimos a janela epidemiológica de 10 dias para que tenhamos um resultado preciso, mas esse paciente já estará em isolamento e cumprindo o tratamento oferecido. Se os sintomas forem graves é feito PCR para resultado mais rápido e internação hospitalar. Mas, isso determinado pelo médico”, explica.

Foto: José Martim Estefanon