Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, aponta que mais de 70% das famílias brasileiras estão endividadas. São pessoas com contas em aberto de cartão de crédito, cheque especial, carnês de lojas, com crédito consignado, aquele com desconto em folha, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e imóvel.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada na semana passada, apesar do alto índice, o número é 0,5% menor do que no mês anterior.

Conforme o levantamento, o índice de famílias inadimplentes é de 29%. Houve uma pequena diminuição em novembro em relação a outubro, quando a taxa ficou em 29,7%. É o menor patamar desde junho de 2011. Já o número de brasileiros que afirmou não ter condições para pagar as dívidas de meses anteriores ficou em 12,5%.

Em outubro esse índice era de 13%. Os mais endividados são pessoas de baixa renda, que recebem até três salários mínimos, 36,6%. Cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada por quem está devendo.

Foto: Freepik / Reprodução