Crise provocada pela pandemia da covid-19 e ausência de perspectivas para a retomada das atividades impossibilita manutenção do funcionamento dos empreendimentos em Bento Gonçalves

O número é alarmante, mas cerca de 40% das empresas ligadas ao setor de eventos de Bento Gonçalves podem fechar suas portas, caso não ocorram avanços no controle da pandemia de coronavírus que possibilitem a retomada das atividades nos próximos três meses. O resultado é de uma pesquisa realizada pelo Bento Convention Bureau entre os dias 16 e 22 de março deste ano. Segundo o levantamento, a suspensão de atividades resultou numa queda de arrecadação de mais de R$ 100 milhões.

Entre os empreendimentos do setor que foram mais afetados são cafés, restaurantes, bares e buffets, de atrativos turísticos e de hospedagem, que somam 61% dos entrevistados. Conforme o documento, 59% das empresas afirmaram que precisarão fazer novas demissões, totalizando o fechamento de novos 52 postos de trabalho. Além disso, 20% das empresas que afirmam que não irão realizar novas demissões reiteraram que já não possuem colaboradores para desligamento, algumas operando apenas com sócios entre o quadro de funcionários.

Desde o início da pandemia, as empresas que fazem parte do Bento Convention Bureau empregam mais de 1,1 mil pessoas deixaram de realizar, aproximadamente 90% dos eventos programados em 2020. Para este ano, há pelo menos 470 programações que precisaram ser remanejadas, conforme a situação da pandemia e seguindo as regras de distanciamento social no Estado. A situação financeira dos empreendimentos do setor é outro dado preocupante. Somente entre as 15 empresas que retornaram essa questão na pesquisa foram contratados mais de R$ 8.8 milhões em empréstimos para pagamento de salários e compromissos fiscais.

Protocolo aceito pela maioria, mas com ressalvas

Os associados também responderam questões referentes a insatisfação com o protocolo de suspensão de eventos estabelecido pelo Estado, adotado pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Conforme o levantamento, a maioria concorda com as medidas, porém considera que são muito rígidas, impossibilitando os projetos relacionados a esse setor.

Os protocolos entraram em vigor no final de setembro de 2020 e encontram-se suspensos por conta da bandeira preta. A partir do dia 13 de maio será divulgado um novo modelo de distanciamento pelo estado, com previsão de flexibilizar as regras para o setor de eventos em todas as regiões.

A presidente do Bento Convention Bureau, Gabrielle Signor Rodrigues esteve nos últimos dias em reunião com o Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, em defesa do segmento. “O Convention de Bento e os demais Conventions do Estado estão mantendo um diálogo com a Secretaria de Turismo Estadual para que seja contemplado as flexibilizações pro setor de eventos, sem novos fechamentos. Um novo modelo de distanciamento será divulgado em 13 de maio, pelo governo estadual”, relata.

Foto: Reprodução