No total, 40 espaços foram construídos junto ao Complexo Hospitalar para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19

Quarenta leitos de isolamento serão entregues à comunidade nesta semana. O local, construído junto ao Complexo Hospitalar, no bairro Botafogo, vai estar equipado para receber os pacientes diagnosticados pelo novo coronavírus em Bento Gonçalves. A obra foi executada através de uma parceria entre Poder Público, sociedade civil, representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC-BG), e ASCON Vinhedos, entidades e voluntários.

O trabalho contou com a captação de recursos na casa de R$ 350 mil e com previsão de conclusão em 30 dias. Liderada pelo presidente da Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos), Milton Milan, a obra teve início no dia 17 de março e, graças ao engajamento comunitário, o empreendimento está sendo entregue dentro do prazo. “Lembro perfeitamente do primeiro dia, que montamos um tripé para execução desta obra. Onde quase instantaneamente pudemos captar recursos e doações junto à empresas. E no transcorrer da obra muitas doações de materiais foram realizadas”, destaca.

O espaço construído provisoriamente no primeiro andar do Complexo Hospitalar da Saúde, junto à UPA, conta com leitos isolados, com ventiladores, equipamentos para infusão de medicamentos, entre outros. Além disso, o espaço recebeu oito mini Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Atualmente, Bento possui 93 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 15 são de UTI. Com a nova ala haverá um incremento de 40% na capacidade de atendimento pela rede pública do município.

Fotos: Emanuele Nicola