De acordo com o Cepea, o aumento tem relação direta com o La Ninã e também com o custo de produção para o produtor

Nesta semana, o leite do tipo longa vida passou a protagonizar algumas das discussões acerca das compras em mercados do Brasil inteiro. O preço mais elevado que o usual surpreendeu algumas pessoas, que até mesmo passaram a demonstrar indignação pelas redes sociais. Em diversos mercados e padarias do país, é possível encontrar o produto, em sua versão de 1 litro, em um preço que vai de R$ 7, podendo chegar até R$ 10.

Crédito: Reprodução Internet

O aumento no valor do leite nas prateleiras é comum no período entressafra, que vai de abril até junho, conforme explica o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Isso ocorrer porque o clima mais seco prejudica diretamente na disponibilidade e na qualidade das pastagens nos campos. Em 2022, a entressafra resultou em um aumento ainda mais agravante, por conta de dois fatores explicados pela pesquisadora do Cepea, Natália Grigol.

Fenômenos que encarecem

Segundo Natália, tanto os fenômenos naturais do clima, neste caso específico o La Ninã, quanto os custos de produção interferem no valor. O evento climático atípico nesta época vem causando o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, afetando em grande parte a América do Sul, incluindo o Brasil. Esse resfriamento faz com que as chuvas diminuam na parte Sul do país, o que afeta a pastagem de grande parte da criação de vaca, incidindo sobre a alimentação dos animais.

Crédito: Reprodução Internet

Não é somente o La Ninã que ocasionou essa situação neste meio do ano, mas a soma do evento climático junto a estiagem que já atingia a região desde o fim de 2021. Os produtores esperavam que a regularização das chuvas recuperasse as perdas da estiagem, mas não foi o que ocorreu.

A pesquisadora também apontou a produção mais cara como um dos fatores, pois, de acordo com ela, os insumos que estão ligados a produção do leite encareceram. A ração dos animais sofreu uma alta recentemente, por que a valorização no mercado de grãos aumentou as exportações do produto, trazendo uma queda na disponibilidade interna de grãos. Suplementos minerais, fertilizantes e combustível também encareceram.

Crédito: Labor Rural/Reprodução

Esses fatores fizeram com que os produtores encarassem um aumento de custo de produção desde janeiro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de junho demonstra que o leite começou a registrar aumento no preço desde fevereiro.

  • fevereiro: 1,04%
  • março: 3,41%
  • abril: 12, 21%
  • maio: 7,99%
  • junho: 3,45%

Quando o preço diminuirá?

Crédito: Secom/SC

Natália explica que a entressafra irá afetar nos preços até meados de setembro, ou até as chuvas da primavera retornarem. No quesito dos grãos, mesmo que o mercado sinalize preços mais baratos, é possível que a demanda global interfira na oferta doméstica, fazendo com que o consumidor final ainda sinta os efeitos do encarecimento. Portanto, pelos próximos meses o valor do produto deve seguir elevado nas prateleiras.

Imagem destaque: iStockphoto