Na última Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Bento Gonçalves, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira apresentou o projeto que visa autorizar a contratação de empresa para elaboração de estudos e projetos básicos de engenharia para a duplicação e melhorias na BR-470.

Na tribuna, o chefe do Executivo enfatizou que esta é uma proposta extremamente relevante para a Capital do Vinho. “A BR-470 é uma estrada que serve quase como se fosse uma perimetral para a cidade. Para as pessoas, quando vão da Zona Norte para a Sul, ou para o Centro, facilita o acesso. É muito importante para o cidadão”, destacou.

Siqueira lembrou de reformas que já estão sendo feitas no local, a fim de melhorar a rotina da população. “A gente tem o nosso túnel do São João que está sendo finalizado, o acesso do Santa Rita, estamos tentando ajustar as alças para facilitar o acesso direto para quem vem da Zona Sul, além de melhorar para empresas que estão outro lado da faixa e utilizam esse espaço. Mesmo assim, sabemos que precisamos de investimentos pesados”, expôs.

O prefeito relembrou que outrora a BR-470 era estadual, e foi federalizada com um trabalho muito grande. “Houve melhoras, mas quando alguém fala que vai conseguir duplicar essa estrada com recursos federais, preciso ter um pé atrás. Hoje não temos o projeto executivo pronto. Estamos há um ano e oito meses no governo, mas sei que a gente estava brigando para conseguir incluir em uma Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), inserir no orçamento anual um pedido de dinheiro para fazer um projeto, que hoje não temos”, esclareceu.

Na Câmara, Diogo Siqueira explica proposta que visa autorizar a contratação de empresa para elaboração de estudos e projetos básicos para a estrada

Conforme Siqueira, a proposta levada ao Legislativo tem o objetivo de agilizar em, pelo menos dois anos, os trâmites para as melhorias da estrada. “No momento que o projeto executivo estiver pronto, se o governo federal liberar algum recurso, estaremos preparados”, sublinhou.

Caso não venha algum recurso de Brasília, o prefeito lembrou que, há pouco tempo, o governo estadual fez uma votação para incluir recursos do estado em obras federais. “Se tivéssemos um projeto pronto, poderíamos incluir esse nosso trecho da BR-470. Precisamos estar preparados para o momento que abrir alguma rubrica de recursos e é por isso que a gente vem hoje pedir esse apoio”, argumentou.

De acordo com o chefe do Executivo, a intervenção na BR-470 deve acontecer na entrada do Vale dos Vinhedos até Faria Lemos (km 208,6 ao km 219,1). “Esse trecho a gente vê como prioritário. Existe um projeto antigo do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), e a gente já sai um pouco na frente. O que precisamos fazer é adequar essa proposta com as regras que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) trabalha”, ressaltou.

Presidente Pasqualotto

Verticalização é uma forma inteligente de desenvolvimento do município

O presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto (PP), fez novamente uma manifestação livre na tribuna, com o objetivo de se posicionar com respeito ao Plano Diretor. Ele contou que junto a outros vereadores, esteve visitando um município de Santa Catarina que se caracteriza pelo pioneirismo de como congregar e harmonizar desenvolvimento juntamente com satisfação popular. “Saímos de lá ratificando alguns pontos que temos aqui em Bento, que é a questão da verticalização. Essa é uma forma muito inteligente de desonerar o poder público de incentivar investimentos na cidade e, bem como, respeitar todos aqueles que entendem que o município é um espaço democrático e humanitário”, frisou.

Segundo o vereador, a cada dia a população bento-gonçalvense está crescendo, se tornando mais densa, o que requer a ampliação de espaços na cidade. “Não querem que haja verticalização no meio rural, para preservar os distritos, mas também não querem que haja no centro. Não está fechando essa fórmula”, pontuou.

Vereador Petroli

“Tem um erro grotesco nesse projeto, que não está obedecendo as formas de encaminhamento”

O vereador Agostinho Petroli (MDB) lembrou que esteve na tribuna, por diversas vezes, pedindo mudanças no Plano Diretor. “Hoje, por incrível que pareça, vou pedir o contrário. Prefeito Diogo, retire o Projeto de Lei Complementar encaminhado a esta Casa Legislativa. Ao meu ver, tem um erro grotesco nesse projeto, que não está obedecendo as formas de encaminhamento”, apontou.

Vereador Zanella

“Se aprovada for a verticalização do meu bairro, sou favorável”

O vereador Anderson Zanella (PP) indicou que a verticalização, quando humanizada e em bairros consolidados, que já tenham no seu eixo de estrutura alterações locais feitas, é necessária. “Por mais que Balneário Camboriú, onde estivemos, seja uma cidade litorânea, ela tem algumas peculiaridades muito parecidas com as nossas. Primeiro, uma área pequena, pois nossa região já está densificada. Segundo, atrativos turísticos como pequenas praias que têm preservação ambiental. É o mesmo caso do Vale dos Vinhedos que é o único distrito do Brasil que tem a linha do horizonte”, observou.

Zanella assegurou que a verticalização traz qualidade de vida. O parlamentar mencionou que escuta muitas pessoas do bairro São Bento e do seu entorno. “Vou falar não como vereador, mas como morador. Tenho minha residência lá, própria e fixa, estou reformando minha casa, fazendo um alto investimento porque vou continuar morando lá, quem sabe para o resto da minha vida. Também falo como empreendedor, minhas empresas estão na mesma região. Se aprovada for a verticalização do meu bairro, sou favorável”, garantiu.

O parlamentar Anderson Zanella defende que a verticalização implica em uma melhor qualidade de vida

Vereador Idasir

“Não vamos impedir que o município continue crescendo”

O parlamentar Idasir dos Santos (MDB) acredita que é necessário permitir que o município cresça de maneira responsável e sustentável. “Temos que abrir nossas mentes. A gente sabe que cada um pensa de uma maneira, tem interesses por trás de tudo. Agora, nós vereadores, legisladores, precisamos pensar em Bento Gonçalves como um todo e para todos. Vamos tomar muito cuidado ao analisar essas propostas, não vamos impedir que o município continue crescendo e que se torne cada vez mais um dos pontos turísticos mais visitados desses país”, analisou.

Fotos: Divulgação