De janeiro a março, complexo turístico oferece pacotes para desfrutar dos sabores da colheita da uva

As paisagens mudam, a alegria toma conta do ar. Para os vitivinicultores e enólogos, a vindima é a hora de conferir o esforço de um ano de trabalho no cultivo da uva. Para turistas, é tempo de sentir os aromas, cores e sabores dos abundantes parreirais do Vale dos Vinhedos. No Villa Michelon, a experiência é ainda mais ampla. Até o dia 8 de março, o Complexo Turístico convida hóspedes a desfrutarem da deliciosa temporada vivenciando experiências incríveis na La Bella Vendemmia.

Desde o dia 10 deste mês, durante todas as sextas-feiras, às 17h, o Villa Michelon se transforma em um palco onde a Colheita da Uva é a protagonista. O turista poderá conhecer um pouco da história da região que se tornou o principal roteiro enoturístico do Brasil, através de uma programação pensada para transmitir a cultura e o legado da imigração italiana. Ao chegar, cada visitante recebe como brindes boné – que ajudará na ‘árdua’ colheita –, um avental e uma taça personalizada para degustar os vinhos brancos e tintos e o suco de uva servidos à vontade durante o Filó Italiano que encerra a festa. A programação segue com uma conversa de fim de tarde com a proprietária e diretora geral do Villa Michelon, Elaine Michelon, anfitriã da festa mais uma vez em 2020. “É um momento de interação com o hóspede que valorizamos muito! As pessoas chegam no Vale dos Vinhedos e várias delas não conhecem a nossa história. Um bate-papo delicioso resolve isso com muito prazer e imerge o visitante em nossa cultura”, diz.

Logo após a conversa, é a vez do primeiro momento mais esperado: a visita guiada ao Parreiral Modelo, onde serão contadas curiosidades sobre o cultivo da uva. Logo, chega a tão esperada colheita. Sob orientação, os hóspedes estão livres para encher seus cestos de uvas comuns e de mesa, que serão destinadas à pisa, fazendo uma referência ao método de obtenção do sumo da fruta nos primeiros tempos.

Tanto a visita ao Parreiral Modelo quanto a colheita e a pisa são embaladas pela alegria do Coral Vicentino, que com músicas italianas resgatam a herança cultural do Vale dos Vinhedos e animam os visitantes. Para recuperar as energias, o farto Filó Italiano oferece um cardápio com – serviço de vinho encanado M. Luiz Michelon (Chardonnay, Merlot); suco de uva e água da fonte; tábuas de queijo colonial, salame e copas fatiados; pão colonial e recheado; cucas diversas; conservas (pepino, azeitonas e ovos de codorna); risoto italiano; macarrão a bolognesa; polenta na chapa com e sem queijo; linguiça suína na chapa (servida no pão); uvas geladas; sagu e creme de confeiteiro. A cultura gaúcha é lembrada com o músico Jeverson.

O pacote para La Bella Vendemmia 2020 é composto por duas diárias – de sexta-feira a domingo – com café da manhã, meia pensão jantar (sendo sexta-feira o Filó Italiano), uvas na recepção durante todo o período, programação de lazer para as crianças e o roteiro de visita, colheita e pisa das uvas. As reservas podem ser realizadas pelo site villamichelon.com.br; pelo telefone 0800.703.3800 ou por mensagens de texto via WhatsApp: (54) 98112.5443.

Fotos: Rita Michelin / Divulgação