Prevenir é melhor do que remediar. Isso também vale para os nossos animais de estimação. Às vezes é inevitável que eles se machuquem, mas, felizmente, um simples kit de primeiros socorros pode ser uma solução rápida para pequenos problemas de saúde.

Durante o dia a dia, nossos bichinhos estão expostos a diferentes situações que podem representar um risco para a sua saúde. Entre elas, podemos destacar: cortes, em casa ou na rua, e dependendo da gravidade, eles podem provocar sangramentos; queimaduras; mordidas, por acidente ou por confronto com outros animais; asfixia, indisposição intestinal ou intoxicação; quedas ou traumatismos causados, por exemplo, por atropelamentos.

Para muitas dessas situações, um kit de primeiros socorros é um ótimo aliado. No entanto, é preciso ter em mente que esse kit de primeiros socorros não substitui a consulta com um veterinário. Além disso, é altamente recomendável que todos os produtos do kit sejam aprovados para uso veterinário.

O essencial em um kit de primeiros socorros

Para fazer um kit básico, precisamos dos seguintes produtos: luvas de látex: assim, garantimos um grau extra de higiene; gaze, fita e ataduras: muito úteis quando ocorrem cortes, feridas e sangramentos; soro fisiológico: para limpar a área dos olhos e as feridas; tesoura; termômetro retal; pomadas: podem ser úteis no tratamento de picadas e reações alérgicas. Este tipo de produto costuma ser receitado após uma consulta com o veterinário.

Produtos adicionais

O kit de primeiros socorros pode ser complementado com alguns elementos mais específicos, que geralmente dependem do animal de estimação de cada um. Alguns deles são: pinça especial para remover carrapatos; cortadores de unhas; produtos de limpeza para os ouvidos, muito apropriados no caso dos cães; protetor de almofadas, caso o animal sofra algum tipo de irritação com tecidos; indutor de vômito, que pode ser de grande ajuda para envenenamentos.

Produtos antiparasitários específicos: além de proteger o cão com coleiras ou ampolas, recomenda-se sempre uma proteção extra, como uma coleira extra ou um spray antiparasitário.

Dicas finais para o kit de primeiros socorros para pets

Por fim, algo importante, como dissemos, é que você consulte seu veterinário para garantir que tudo no kit seja adequado para o seu animal de estimação. Além disso, para garantir rapidez no momento de emergência, coloque o kit em um local de fácil acesso, mas seguro.

Manter o kit arrumado ajuda a encontrar as coisas mais rapidamente. Você pode usar uma caixa ou pasta com compartimentos e distribuir os diferentes produtos de acordo com o tipo de uso. Uma boa ideia é ter um segundo kit, caso vá viajar com seu animal de estimação.

Verifique se tudo que está contido no kit está dentro do prazo de validade.Essa revisão periódica é fundamental no caso de medicamentos, seja para uso tópico ou oral.

Por último, mas não menos importante, mantenha sempre uma folha de papel ou um arquivo no celular com os números de emergência veterinária listados.

Fonte: meusanimais.com.br