Decisão possibilita prefeito e vice serem diplomados na quinta-feira, 17. No entanto, julgamento da ação no TRE-RS deve ocorrer no ano que vem

A juíza eleitoral Romani Dalcin suspendeu na segunda-feira, 14, a cassação da chapa dos candidatos eleitos a prefeito e vice de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB) e Amarildo Lucatelli (Progressistas). Com isso, os eleitos no dia 15 de novembro poderão ser diplomados na quinta-feira, 17. No entanto, o processo e o julgamento da ação devem ocorrer em 2021.

De acordo com a legislação eleitoral, ao receber recursos por parte da Justiça Eleitoral, automaticamente a cassação dos mandatos fica suspensa. Apesar do adiamento, o processo será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e poderá manter a decisão inicial da juíza Romani, ou seja, optando pela cassação dos mandatos.

Conforme a denúncia feita pela coligação Bento Unido e Forte (MDB, PL e Patriotas), dos então candidatos Alcindo Gabrielli (MDB) e Evandro Speranza (PL), alegavam que Diogo e Amarildo haviam sido beneficiados com divulgações realizadas nos canais de comunicação da prefeitura de Bento Gonçalves. A ação foi impetrada antes do pleito. Na ocasião, a Justiça proibiu que a administração continuasse divulgando suas obras durante e depois do pleito.

Com a decisão suspensiva, Diogo e Amarildo, além de diplomados, poderão assumir a prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2021.