Todos os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor do Estado farão plantão neste final de semana, 30 de abril e 1º de maio para atendimento de eleitores. Dia 4 de maio, quarta-feira, é o último dia para solicitações de primeiro título, transferências de domicílio eleitoral ou local de votação e regularização de cadastro, para quem quiser votar nas Eleições 2016. Em Bento Gonçalves, o horário de atendimento será das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Na próxima quarta-feira termina o prazo para alistamento eleitoral (primeiro título), transferências de domicílio ou local de votação – inclusive para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida – e regularização de cadastro, para quem quiser votar nas Eleições 2016. Após essa data, o cadastro de eleitores de todo o País é fechado, para preparação do pleito.

Quem precisa solicitar uma segunda via do título eleitoral pode fazê-lo até o dia 22 de setembro. Os cidadãos devem comparecer aos Cartórios Eleitorais ou às Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Maiores de 18 anos do sexo masculino que farão o título de eleitor devem apresentar certificado de alistamento militar. Somente neste caso – maiores de 18 anos, no primeiro título – não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. O eleitor pode verificar se no seu município é possível fazer o agendamento do atendimento, pelo site do TRE-RS.