Não há obstáculo que resista se você o encarar com confiança!

Para Julia Brandalise Vicari, foco, força e fé são as palavras que melhor descrevem sua trajetória. Se considera atenciosa, esforçada e preocupada com o bem-estar e satisfação de seus pacientes.

Essa libriana é filha única de Carlos Augusto Vicari e Carmen Bernardete Brandalise. Sua caminhada foi quase toda na Capital Nacional do Vinho. “Vivi minha infância na Confeitaria Branda´s, estabelecimento onde minha mãe e meu tio são sócios. Desde bem pequena, sempre auxiliei: trabalhava no caixa da confeitaria, quando meu tio, entrava em férias, ajudava a empacotar biscoitos, fazia alguns pagamentos em bancos e compras em alguns supermercados. Iniciei o convívio social muito cedo. Aprendi a importância da comunicação, da valorização do ser humano e da família. Devido à proximidade do hospital, sempre tínhamos muitos clientes que iam consultar, coletar exames, sempre gostei de lidar com as pessoas, o dom de ajudar o próximo, mas não tinha o dom da culinária, então resolvi trilhar novos rumos. Na minha família, sou a única médica”, salienta.

Além de sua família, divide seus dias com o seu companheiro de vida e profissão, o noivo Silas Eduardo Reznicek. “Nos conhecemos em 2018, na época trabalhávamos juntos, recém-formados, na UPA Zona Norte. Nos mudamos para Porto Alegre, em 2019, onde realizamos nossas residências e moramos por quatro anos. Ambos concluímos nossas especializações na mesma data, no dia 28 fevereiro deste ano, como Emergencista e Nefrologista”, revela.

Carreira

Julia é formada em medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), especializada em Clínica Médica pelo Hospital Ernesto Dornelles (HED), e em Nefrologia, na Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Hospital São Lucas (PUCRS). “Me formei em 2017 e, em 2018, iniciei minha carreira profissional na Unidade Básica de Saúde (UBS), em Monte Belo do Sul, onde trabalhei por aproximadamente seis meses. Após, me dediquei aos estudos e realizei alguns plantões nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Botafogo e São Roque, após, fiz minhas especializações. Atualmente, atuo como médica Nefrologista no Hospital Tacchini, onde também atuo na área de medicina hospitalar. Realizo atendimentos no Centro de Especialidades do Hospital São Pedro em Garibaldi, no Edifício Profissional Serrano e pelo Vidacard Cartão de Saúde”, conta.

Ela conta que é apaixonada pela carreira que decidiu seguir. “Na área da Nefrologia, atendemos pessoas em diversos cenários, realizamos acompanhamento de pacientes com doença renal crônica, dos quais, alguns necessitam realizar hemodiálise três vezes por semana, existe também a opção de diálise peritoneal, que é realizada pelo próprio paciente no seu domicílio, realizamos atendimento de pacientes com lesão renal aguda, alguns críticos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que necessitam muitas vezes de hemodiálise de urgência. E temos também o transplante renal. Neste último, por exemplo, participei de muitos durante minha formação na PUCRS, mesmo após a pandemia, era só estar de plantão que tinha transplante”, realça.

Ela ainda agrega algumas informações sobre a sua atuação. “Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada 10 brasileiros sofrem de doenças renais, sendo que na maioria dos casos os sintomas geralmente se manifestam somente quando a doença já está em estágio avançado. Idosos, obesos, pessoas com hipertensão arterial, diabéticos, fumantes ou que possuem casos da doença na família, têm mais chances de desenvolver esse problema. O Nefrologista é o representante de uma medicina baseada no olhar global do paciente, devido à forte associação da doença renal com inúmeras outras patologias, cuidamos do paciente de forma plena. Realizamos atividades de promoção da saúde, como mudança de hábitos de vida, ajuste de terapias, para assim, tentar evitar a progressão de alguns fatores que se não forem controlados, acabam diminuindo a qualidade de vida e aumentando mortalidade dos pacientes”, conta.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Gosto de ler, assistir filmes e seriados, fazer compras até no supermercado, passear com os meus cachorros;
Felicidade: Meus animais de estimação. Tenho dois chihuahuas, machinhos e de pelo longo. O Shelby, que vai fazer dois anos, anda muito brabo em Bento Gonçalves, latindo para todo mundo na rua e o Jonnie, muito dócil e carinhoso, que completou um ano agora em março;
Quem a inspira? Por quê? Minha mãe, Carmen, exemplo de mulher forte, trabalhadora, batalhadora, sempre conquista aquilo que almeja e no meu noivo, Silas, encontro meu exemplo de médico e profissional;
Saúde: atividade física, muito importante;
Praia ou campo? Os dois;
Um filme/ série: ‘Ghost (Do outro lado da vida)’ e ‘O guarda-Costas’;
Uma paixão: Trabalhar;
Música? Qual sua preferida? Dias melhores, do Jota Quest;
Livros? O Pequeno Príncipe;
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Nos consolidar como médicos em Bento Gonçalves, amamos essa cidade!

Fotos: Catiane Grassi Fotografia