Estado produziu 7,5 milhões de peças, o que representou aumento de 33,6% em comparação ao mês anterior

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil’, com dados de julho e agosto, produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado e encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) aponta que o mês de julho registrou o melhor desempenho do ano na produção de móveis no Rio Grande do Sul.

No total, foram 7,5 milhões de peças no mês de julho, o que representou aumento de 33,6% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial no Estado cresceu 3,4%, resultado superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período. O bom resultado se repetiu no acumulado nos últimos 12 meses, quando a indústria gaúcha cresceu 4,9%, enquanto a indústria nacional se retraiu no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exportações

Já as exportações recuaram 0,6% em agosto, somando US$ 15,8 milhões. Os três estados da região Sul do País, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, juntos, foram responsáveis por 84,6% dos valores exportados. O estado de São Paulo totalizou 11,5% dos valores que foram exportados no mesmo período.

Estados Unidos, Chile e Uruguai, respectivamente, com 19,7% dos valores exportados, seguido pelo Chile com 11,2% e Uruguai, com 11,1% apareceram na liderança como países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul. Destaque também para o expressivo crescimento de 140,3% da Argentina em agosto em relação ao mês anterior.

Consumo aparente

Em se tratando do consumo aparente de móveis, apenas no Rio Grande do Sul, o volume foi de 6,7 milhões de peças em julho, avanço de 36,4% em relação ao consumo registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve crescimento de 3,4%.

Fonte: Ascom Movergs
Foto: Arquivo/Reprodução