Um estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), natural de Caxias do Sul foi encontrado morto na cidade de Chongqing, no sudoeste da China. O rapaz, identificado como Leonardo Cláudio da Rosa, de 23 anos, cursava Licenciatura em Letras e, estava realizando intercâmbio, após ter ganho uma bolsa de estudos na Communication University of China.

A morte do jovem foi confirmada pelas autoridades chinesas que se restringiram em apenas informar o Ministério de Relações Exteriores do Brasil sobre o ocorrido, sem repassar informações sobre a data e as circunstâncias da morte do de Rosa. O Itamaraty afirma ainda que a Embaixada do Brasil em Pequim “está em contato constante com as autoridades policiais locais para obter informações adicionais quanto às circunstâncias do ocorrido”.

De acordo com relatos de amigos, o rapaz teria dito, em um grupo de WhatsApp que nos últimos dias vinha sofrendo ameaças e recebendo diversas mensagens de ódio nas redes sociais. Desde a sexta-feira, 12, o jovem não manteve mais contato com os amigos no Brasil.

Em nota, a UFRGS prestou solidariedade aos familiares.

Foto: Gustavo Diehl / UFRGS / UFRGS