O jantar de lançamento da tradicional festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves, Santo Antônio, reuniu mais de 500 pessoas na noite de sexta-feira, 15, no salão paroquial da Matriz. O evento, que ocorre anualmente, dá início a toda programação alusiva ao santo, que segue até o dia 13 de junho, data máxima dos festejos.

Além do jantar de lançamento, o evento homenageou os festeiros jubilandos de 1974 e 1999 e a entrega do Troféu Tonito aos festeiros de 2023 e homenagem aos festeiros jovens da edição passada.

Conforme a agenda religiosa, as visitas com a imagem do santo em entidades e comunidades de Bento Gonçalves e da região tem início no dia 1º de abril, passando pelas comunidades atendidas pela paróquia, sendo um dos destinos o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira. No dia 9 de junho se encerram as vistas da imagem de Santo Antônio na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. 

De 31 de maio a 12 de junho ocorrem as trezenas, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da paróquia, rádios e canais de televisão parceiros. Em 13 de junho, feriado municipal e dia de Santo Antônio, a programação votiva começa às 6h, com a alvorada festiva e o toque dos sinos, tendo a missa campal, às 15h, seguida da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais como um dos destaques.  

Com a temática voltada à Campanha da Fraternidade 2024, a edição deste ano tem como lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”. A ideia visa oportunizar à reflexão sobre o tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseado no Evangelho segundo Mateus, capítulo 23, versículo 8.

Fotos: Felipe Padilha / Reprodução