A tradicionalista Ivete Dalla Valle será a homenageada durante os Festejos Farroupilhas 2020 de Bento Gonçalves. A personalidade teve participação ativa na 11ª Região Tradicionalista durante muitos anos e sua paixão pela cultura do Rio Grande do Sul começou desde a juventude, quando Ivete apreciava e frequentava bailes e festas do gênero.

Natural de Bento Gonçalves, filha de Herminio Dalla Vale e de Mafalda Volpato Dalla Valle, Ivete é formada em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul. Iniciou sua participação no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) depois de frequentar os bailes no CTG Laço Velho, onde foi convidada juntamente com sua irmã Iraci, a fazer um Curso de Danças Gaúchas de Salão, promovido pelo MTG e que habilitava a ministrar aulas de danças de salão, sendo este o primeiro curso do gênero na 11ª Região Tradicionalista. Após recebeu o convite para ingressar na Invernada Artística do CTG Laço Velho.

Logo em seguida, Ivete passou a fazer parte da Patronagem (Diretoria) do CTG Laço Velho como Sota – Capataz (Secretária), Diretora Cultural e integrante do Departamento Campeiro, secretariando todos os Rodeios, na parte campeira. De lá para cá, Ivete participou de diversos eventos da área em cidades do Estado do Rio Grande do Sul e também fora do país como Uruguai.

Na 11ª Região Tradicionalista atuou como Diretora do Departamento Cultural e Secretária por várias coordenadorias. Organizou cursos e palestras sobre Cultura Gaúcha em várias entidades tradicionalistas da região. A frente do Departamento Cultural organizou na Região, o 1º Encontro de Idosos, na sede do CTG Laço Velho que foi inspiração para ser realizado em outras regiões e que motivou, mais tarde, a formação dos Grupos de Terceira Idade.

Participou de treinamentos no MTG, para ser avaliadora nos Concursos de Prendas e Peões, no Âmbito Estadual, Regional e Municipal, sendo multiplicadora no treinamento de novos avaliadores. Fez parte de comissões que alteraram os regulamentos dos concursos de Peões e Prendas do Rio Grande do Sul.

Foi Sota-Capataz do CTG Alvorada Gaúcha e sócio-fundadora do CTG Laços da Amizade, contribuindo com o nome e Lema do CTG. Sócia-fundadora da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e da elaboração do seu Estatuto, exercendo o cargo de Sota-Capataz na 1ª Diretoria e por várias gestões. Fez parte do Departamento Artístico e Cultural por diversos anos.

Foi homenageada pelo MTG com a maior honraria – “Comenda João de Barro” – pelos trabalhos e dedicação ao Tradicionalismo Gaúcho. Em duas oportunidades, Ivete recebeu homenagens da Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves, com Portarias de Louvor por serviços prestados ao Tradicionalismo Gaúcho.

Atualmente, Ivete faz parte do Rotary Club de Bento Gonçalves Mulheres da Serra, sendo uma de suas fundadoras, exercendo a função de Tesoureira por diversos anos e é integrante do Conselho de Membros Natos e do Departamento Cultural da ABCTG.

Fotos: Divulgação/Ivete Dalla Valle