A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec), implantou internet sem fio (wireless) em vários locais do município e deveria funcionar 24 horas por dia, mas não é isso que acontece. Alguns lugares estão sem conexão há mais de dois meses.

Ao todo, seis locais têm o acesso à internet sem fio e gratuita para a população (praça da Igreja São Roque; praça do bairro Fátima; Centenário e Vico Barbieri, no Centro; Achyles Mincarone, no São Bento, e Rui Lorenzi – Praça das Rosas, no Cidade Alta). A conexão disponível é de 5 Mbps por local de download e upload efetivos.

Porém, os moradores ficam à mercê da tecnologia. Eles relatam que muitas vezes o acesso não é possível. De acordo com Nadiese Rossatti, comerciante do bairro Fátima, a placa de internet gratuita está no local há aproximadamente seis ou sete meses. “Colocaram a placa, mas a internet aqui no bairro não funciona, a maioria dos dias não pega, e só funciona quando eles vêm arrumar. Ficaria bom se tivesse, mas é difícil se conectar”, relata.

Quem também fala da situação é Guinter Peglow. Ele mora no bairro desde fevereiro, e ressalta que naquela época o sinal era bom.  “Quando cheguei aqui funcionava muito bem, agora dificilmente pega. Há cerca de um mês não está funcionando adequadamente”, salienta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 27 de junho.