Com gols de Enner Valencia, Alan Patrick e Pedro Henrique, o Colorado bateu o Botafogo por 3 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Conquistado no Beira-Rio, o resultado da quarta-feira, 6 de dezembro, leva a equipe de Eduardo Coudet à quarta vitória seguida na competição e confirma o nono lugar nacional para o Clube do Povo, que em 2024 disputará a CONMEBOL Sul-Americana.

Na primeira etapa do embate com o Botafogo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter chegou à meta alvinegra em diversas oportunidades – em uma delas, inclusive, o atacante Enner Valencia foi tocado na área e, na sequência do lance, Alan Patrick marcou para o Inter. A arbitragem, no entanto, assinalaria impedimento na jogada, mas o gol, felizmente, não fez falta para os comandados de Eduardo Coudet.

Com a qualidade de sempre, Mauricio recebeu bola aberta na ponta direita e girou em frente à marcação. O relógio indicava 19 minutos quando o meia cruzou magistralmente para Valencia. Em meio à defesa botafoguense, o equatoriano fez o giro e mandou a bola para o fundo das redes com um belo chute de perna esquerda. Inter 1 a 0 Botafogo!

Na segunda etapa do embate, o Inter fez um jogo bastante controlado e, mesmo sofrendo um susto logo no recomeço, com o empate alvinegro, buscou a vitória. De cabeça, foi Janderson quem marcou para os visitantes ainda no primeiro minuto da etapa complementar.

A reação imediata do Clube do Povo veio aos quatro minutos, quando Alan Patrick, em parceria com Gabriel Barros, protagonizou um golaço. O meia recebeu primoroso passe elevado do jovem jogador e, demonstrando a calma de um camisa 10 clássico, finalizou com precisão no cantinho de Lucas Perri, recolocando o Inter na frente do placar.

Três minutos depois, Pedro Henrique disparou em bela arrancada pela meia direita, deixou a defesa botafoguense para trás e, já dentro da área, bateu rasteiro e cruzado para mandar a bola o fundo do gol. Senhor do jogo, o Inter ampliava sua vantagem no placar!

O Inter administrava o placar da partida e o jogo ficava concentrado na região do meio campo. Aos 36 minutos, o Botafogo teve uma falta perigosa na entrada da área. Tchê Tchê tentou a cobrança direta, mas a bola subiu demais, não levando perigo ao gol de Sergio Rochet. O apito final, então, ecoou encerrando o confronto e a participação colorada no Brasileirão 2023.

Foto: Ricardo Duarte