A maratona colorada teve sequência na noite de sábado, 26,. No Maracanã, o Clube do Povo, que atuou com escalação bastante modificada, empatou sem gols com o Flamengo. O resultado, válido pela 21ª rodada do Brasileirão, deixa o Inter com 25 pontos na tabela nacional.

Agora, o foco é total na decisão da próxima terça-feira, 29. No Beira-Rio, o Inter recebe o Bolívar-BOL, a partir das 19h, no jogo de volta das quartas de final da CONMEBOL Libertadores. Não existem mais ingressos à venda para a partida. O Clube do Povo está em vantagem no confronto pois venceu a ida, em La Paz, por 1 a 0.

Modificado, Inter controla o Flamengo

Depois de vencer o Bolívar-BOL, na terça-feira passada, 22, em confronto válido pelas quartas de final da CONMEBOL Libertadores, o Inter foi a campo com escalação alternativa e que apresentou novidades no Maracanã – a começar pela casamata. Suspenso, Eduardo Coudet deu lugar ao auxiliar técnico Lucho González. Já a meta colorada não contou com Sergio Rochet, também ausente pelo acúmulo de cartões amarelos. Assim, Keiller foi o titular.

A defesa colorada ainda teve a estreia de Hugo Mallo entre os titulares. Com o espanhol na lateral-direita, Igor Gomes pôde atuar como zagueiro, formando dupla com Nico Hernández. Carlos de Pena ainda completou, na função de lateral-esquerdo, a primeira linha do Clube do Povo.

Mauricio na direita, Gabriel e Bruno Henrique centralizados, Pedro Henrique na ponta-esquerda e Matheus Dias com liberdade para pressionar a saída de jogo mandante: o desenho do meio de campo também foi novo (e efetivo, especialmente, após os cinco primeiros minutos). No começo de confronto, afinal, o Flamengo incomodou em chute de Gabriel e cabeceio de Pulgar, os dois sem direção.

A estratégia mandante sofreu um duro baque aos 10 minutos, quando Arrascaeta deixou o campo por lesão. Desfalcado de seu principal armador, o Flamengo deixou de ter a posse. Atento à irritação da torcida carioca, o Colorado cresceu e fez suas primeiras incursões ao ataque. De fora da área, Carlos de Pena teve a melhor chance vermelha, mas seu arremate tomou a linha de fundo como destino.

Sempre perigoso no contragolpe, o rival respondeu com Luiz Araújo. Lançado em profundidade, o ponta-direita saiu cara a cara com Keiller e bateu para grande defesa do goleiro. Logo depois, o atleta também precisou deixar o campo por lesão. Já às vésperas do intervalo, Hugo Mallo surgiu na segunda trave e, depois de escanteio batido por Bruno Henrique, teve a última chance do primeiro tempo. No susto, o espanhol mandou para fora.

O Inter seguiu melhor no início da etapa final. Do intervalo, Lucho González devolveu o time com as entradas de Enner Valencia e Renê, substitutos de Luiz Adriano e Mauricio. As trocas ainda impactaram no posicionamento de Carlos de Pena, adiantado para o meio de campo. Sem levar sustos atrás, o Colorado impunha eficiente pressão à saída de jogo do Flamengo, que acumulava erros de passe.

Decidido a tornar seu time mais ofensivo e criativo, Lucho efetuou, aos 15 minutos, as outras três trocas a que tinha direito. Alan Patrick, Charles Aránguiz e Vitão foram chamados. Com eles, a melhor chance colorada chegou. Acionado pelo camisa 10, Carlos de Pena aproveitou o estado do gramado, bastante castigado, e a intensidade da chuva para arriscar de fora da área. Matheus Cunha espalmou por escanteio.

Sampaoli também recorreu ao banco de reservas. As três últimas trocas do Flamengo resultaram nas entradas de Everton, Pedro e Allan, que igualaram a posse de bola. Desta forma, poucas foram as emoções registradas entre os minutos 20 e 35, quando os mandantes partiram em definitivo para a pressão. Neste cenário, quem assustou primeiro foi Wesley. O lateral parou em milagre cinematográfico de Keiller.

Aos 40, Vitão sentiu a coxa e precisou deixar o campo. Generosa, a árbitra Edina Batista deu 11 minutos de acréscimo e obrigou o Inter a se defender com um a menos. Compacto e aplicado, o time colorado soube sofrer, contou com uma dose de sorte quando Wesley acertou o travessão, viu Igor Gomes bloquear de forma providencial um perigoso cruzamento de Ayrton Lucas e deixou o campo sem ser vazado no Rio de Janeiro.

Foto: Ricardo Duarte