Com baixos estoques de sangue, provocados pela pandemia do novo coronavírus, integrantes do 6º Batalhão de Comunicações do Exército de Bento Gonçalves, realizaram nesta sexta-feira, 17, a doação voluntária de sangue, junto ao Hemocentro de Caxias do Sul. A ação faz parte da campanha do Hospital Tacchini, que visa aumentar as doações.

O Tacchini está entre hospitais que mais fazem utilização de bolsas na Serra Gaúcha. Atualmente, a casa utiliza cerca de 260 bolsas todos os meses. Com a pandemia, a queda na doação de sangue chega a 50%, na comparação com o mesmo período em tempos normais.

Segundo o 6º BCom, a medida integra o calendário anual de atividades do Batalhão de Comunicações. De acordo com o Exército, o objetivo da ação é potencializar o esforço humanitário da “Campanha Nacional de Doação Voluntária de Sangue”, conduzida pelo Ministério da Saúde e, aumentar o número de doações de sangue por meio do estímulo às novas doações.

O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, apenas uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como armazenagem e transfusões ambulatoriais, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul.  

Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula.