A produção da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, voltará a produzir em grande escala o imunizante, entregando, nas próximas semanas, cerca de 20 milhões de doses. A chegada nesta terça-feira, 13, de uma remessa de 12 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), vinda da China, vai possibilitar a retomada da fabricação. O insumo chegou em São Paulo por volta das 4h30min após sair de Pequim no domingo, 11. Esta é a maior remessa de matéria-prima vinda do país asiático desde o início da produção dos imunizantes no Brasil.

Agora, com a chegada do IFA, o Butantan retoma o processo que leva em torno de 15 a 20 dias para ser finalizado. A expectativa é de que as doses comecem a ser distribuídas em todo o país no início de agosto.

Desde o início da Campanha Nacional de Imunização contra a covid-19, o Instituto Butantan já entregou ao Ministério da Saúde mais de 53,1 milhões de doses da CoronaVac. A meta é entregar até o final de agosto 100 milhões de doses, conforme como apontam os contratos assinados com o Butantan e o Governo Federal.