Durante a Expobento, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer do Hospital Tacchini, possibilitou aos visitantes conhecer as doenças que podem afetar o intestino, entre elas o câncer. Através do projeto ‘Intestino Gigante’, as pessoas que apresentassem sintomas* ou histórico familiar da doença, tiveram a oportunidade de realizar exame de detecção, sem custos.

Passado o período da feira, o ITPS continua dando andamento a este trabalho, disponibilizando às pessoas o acesso a exames, desde que as mesmas integrem a região de abrangência do Hospital Tacchini.

Como participar

Assim como na Expobento, as pessoas interessadas em participar do Projeto de Responsabilidade Social do Tacchini Sistema de Saúde são convidadas a responder a um questionário e, após, recebem informações e o material para fazer a coleta. O Instituto está disponibilizando até mil testes, sendo que na feira foram encaminhados cerca de 240. Nos próximos meses a ideia é disponibilizar, também, testes para pessoas de Bento Gonçalves com mais de 60 anos que não apresentem sintomas, como forma de rastreamento da doença.

Quem tiver interesse em participar, deve contatar o ITPS. O Instituto atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h e fica localizado na rua General Osório, 235 subsolo 2 (entrada pela recepção ao lado da Farmácia Tacchimed). O telefone de contato é 54 3455-4333, ramal 1125 e o e-mail [email protected].

Dados do Instituto do Câncer

– Câncer do Intestino: terceiro tumor mais frequente em homens e mulheres;

– Ocorre mais frequentemente depois dos 50 anos.

– De cada 10 pacientes que chegam ao Hospital Tacchini, 6 apresentam estágio avançado da doença;

– 15% dos pacientes diagnosticados com a doença, apresentam idade menor ou igual a 50 anos.

– Maioria das lesões tem crescimento lento; isso permite a realização de exames de detecção da doença ainda na fase em que não se transformou em câncer.

Sinais que devem ser observados por quem não costuma realizar exames preventivos e que podem originar o câncer de intestino: intestino preso e diarreia; alteração da espessura das fezes; presença de sangue, muco e catarro junto às fezes; percepção de evacuação incompleta; desconforto abdominal; cólicas; emagrecimento; anemia ou fraqueza.

– Municípios da microrregião de abrangência do Hospital Tacchini:

Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Vendelino, Nova Araçá, Nova Prata, Nova Bassano, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Reprodução