Desde esta quinta-feira, 23, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza a aposentados e pensionistas a consulta do valor da primeira parcela do 13º salário. Conforme o instituto, o dinheiro virá junto com a remuneração de agosto, que entra na conta dos segurados entre os dias 27 deste mês e 10 de setembro.

Para realizar a consulta, o beneficiário deve acessar o site Meu INSS, no item Histórico de Crédito do Benefício. Na barra à esquerda, clique no link “Histórico de Crédito de Benefício (CNIS)”. Para ter acesso é necessário cadastrar senha para o portal de serviços do instituto. Caso o segurado tenha dificuldades, é possível ter acesso ao extrato no banco de pagamento do benefício ou por meio da central telefônica 135.

Ainda, segunda  Previdência Social, os depósitos deverão ocorrer da mesma maneira que em anos anteriores, onde recebem primeiro aqueles que ganham até um salário mínimo: nos últimos cinco dias úteis do mês referente ao pagamento. Nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, setembro, ocorre o depósito para quem recebe acima de um salário mínimo.