As vagas não preenchidas nos 13 campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), poderão receber inscrições a partir de quinta-feira, 7 de março. As oportunidades são válidas para os educandários localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Sertão, Veranópolis e Viamão. As inscrições iniciam às 14h, diretamente no site da Instituição.

O período de participação de candidatos segue até a terça-feira, 12, e deve ser realizado somente pela internet. Será necessário o login e a senha de acesso à conta do gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. Caso ainda não tenha cadastro no portal, o interessado pode já criar a sua conta.

Entre as exigências indicadas no edital, divulgado nesta quarta-feira, 6 de março, estão já ter realizado um exame de seleção para curso superior de graduação do IFRS (prova do IFRS) desde o Processo Seletivo 2019/1 e não ter sido classificado como “eliminado” ou ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015 e não ter obtido nota zero em nenhuma das provas, inclusive a redação (não serão consideradas notas do Enem realizado como treineiros).

Em Bento Gonçalves, há vagas em seis cursos, sendo três no Ensino Superior e a mesma quantidade no Técnico.

Entre as possibilidades estão 29 vagas no curso de Licenciatura em Física, 23 em Matemática e 17 em Letras. Na modalidade Técnico, são 23 em Tecnologia em Alimentos, 18 em Tecnologia em Horticultura e 13 em Logística.

Já em Farroupilha, há oportunidades para os cursos de Técnico em Eletrotécnica (12) e Técnico em Automação Industrial (4). Já para a modalidade de ensino superior, há 18 vagas para o curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica.

De acordo com as informações, os cursos do IFRS são gratuitos e não será cobrada taxa de inscrição.