As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertas nesta quarta-feira, 30, e podem ser realizadas diretamente na Página do Participante. As provas são coordenadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições para o certame seguem até o dia 14 de julho. As provas também serão aplicadas nas mesmas datas, 21 e 28 de novembro.

Para aqueles que não estão isentos, a taxa de inscrição para o Enem 2021 é de R$ 85. Candidatos que tiverem a isenção precisam, obrigatoriamente, realizar a inscrição no sistema. Para se inscrever, o interessado precisa acessar a Página do Participante, informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

Nesta edição, o Enem poderá ser realizado em duas modalidades: impressa ou digital. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher o modelo de prova que deseja realizar. Os chamados “treineiros” — participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento — podem se inscrever somente para o Enem impresso.

Além disso, as provas do Enem disponibilizam ainda que no momento da inscrição o candidato informe se necessite de atendimento especial durante as provas, tais como, baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Para o Enem Digital desse ano, os candidatos poderão contar também com atendimentos especializados e recursos de acessibilidade. Os interessados em fazer o exame poderão solicitar auxílio de acessibilidade, como tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.

Além desses benefícios, os interessados em fazer o exame impresso também poderão solicitar prova em braile, videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já aqueles que indicarem espectro autista poderão utilizar canetas com tinta colorida no Caderno de Questões e caneta transparente de tinta preta para transcrição no Cartão-Resposta.

Para estes casos, é necessário, no momento da inscrição, apresentar através da Página do Participante, documentos que comprovem a necessidade acessibilidade.

Tratamento pelo nome social

Os participantes que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) podem solicitar o tratamento pelo nome social, no período de 19 a 23 de julho, pela Página do Participante.