Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais cinco dias para se inscrever pelo endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/. O novo prazo vai até às 23h59min de quarta-feira, 27. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública têm direito à isenção. Para os que não estão isentos, a taxa é de R$ 85 e deverá ser paga até 28 de maio.

A prorrogação decorre de entendimento entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizados do exame, durante reunião realizada na última sexta-feira, 22.

Provas

Em junho, o Inep fará uma enquete, na Página do Participante, para definir as datas dos exames nas versões online e impresso. O exame prevê quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e a redação. Durante o processo de inscrição, o participante deve selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

O DF conta com cerca de 80 mil estudantes cursando o Ensino Médio em 91 escolas da rede pública que atendem esta etapa educacional. Na 3ª série, são 21 mil.

Preparação

Desde a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação tem trabalhado para manter o estudo e a preparação dos alunos para o Enem, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da UnB, e vestibulares.

Por meio do programa Escola em Casa DF, aulões voltados ao Enem são transmitidos ao vivo, pelas TVs Justiça e Gênesis, nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. O conteúdo é reprisado à tarde, das 13h às 16h, pela TV União. A partir de 25 de maio, essas aulas, nos mesmos horários, passarão a ser transmitidas às segundas e quartas-feiras.

No restante dos dias, a programação é voltada a todas as etapas e modalidades, e para a formação de professores.