Dando continuidade à política de proteção à vida animal, a Prefeitura, por meio do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, inicia uma nova etapa de inscrição para a castração de cães e gatos do município entre os dias 15 e 30 de janeiro. Para este ano estão previstas em torno de mil castrações gratuitas. O procedimento é realizado em parceria com uma clínica veterinária.

O programa priorizará a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais de sexo masculino. Os cadastros serão realizados em áreas delimitadas, conforme fatores como critérios epidemiológicos, sociais e demográfico dos bairros.

O tutor ou responsável pelo animal interessado em se inscrever deverá entrar em contato com a Vigilância pelo (54) 3055-7265. A cirurgia é simples e consiste na retirada do útero, trompas e ovários, a partir dos seis meses. A recuperação do animal acontece, em média, em uma semana.

Somente em 2019, foram realizadas 1.102 castrações, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. A proporção é de 80% fêmeas e 20% machos. “Além dos animais que estão cadastrados, existem encaminhamentos também de animais que são recolhidos por protetores e que permanecem em lares temporários. No ano que passou, esse tipo de caso representou cerca de 30%”, destacou a coordenadora do setor, Simone Menegotto.

O Programa está alicerçado em quatro eixos: Controle da população de cães e gatos, Fiscalização de maus tratos, Educação na Rede Municipal de Ensino e Promoção de feiras de adoção em parceria com protetores voluntários.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/ Internet