Trabalhos seguem ao longo desta quinta-feira, sendo realizados pela SEGIMU

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), começou a instalação do semáforo inteligente no bairro Borgo, no cruzamento entre as ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol. No momento estão sendo instaladas as quatro câmeras que integram esse conjunto de serviço inteligente.

O novo sistema será responsável por acompanhar, a todo momento, o tráfego de veículos no local, auxiliando a sinaleira a adaptar seu tempo conforme o movimento do trânsito. O equipamento funcionará mesmo em condições de baixa visibilidade, em períodos noturnos, com neblina ou chuva.

O local foi escolhido por ser o semáforo do município com maior tempo de espera e a maior quantidade de fases, além de ter um grande fluxo de veículos em todas as direções.

A previsão é que semana que vem inicie o funcionamento do equipamento e, atualmente, está sendo definido pela SEGIMU, junto com a equipe técnica, a instalação em outro local do município.

Funcionamento do equipamento

Os equipamentos são instalados à frente da sinaleira e detectam a passagem de veículos. A informação é passada para um programa que calcula os tempos de sinal aberto (verde) de acordo com os dados recebidos. A partir disso, o sistema pode analisar o fluxo e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar e por quanto tempo.

Fotos: Rodrigo De Marco/Prefeitura de Bento Gonçalves