Os 20 alunos aprovados no Concurso Pública para a Guarda Civil Municipal iniciaram na segunda-feira, 18, as capacitações do curso de formação. O encontro foi realizado realizada na Fundação Casa das Artes e contou com a participação de autoridades civis e militares, entre eles, o secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota, do Chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Marcos Vinicius Souza Dutra, secretário Municipal de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho, diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Gomes Rodrigues, diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança do Estado, tenente-coronel Rogério Stumph Pereira, comandante da Divisão de Ensino, major Álvaro Martinelli, chefe da Divisão de Ensino, major Luiz Henrique Campomar, do coordenador do Curso, capitão Schu, além dos delegados, coordenadores, e representantes de entidades.

Os agentes irão atuar diretamente na prevenção primária à violência e a criminalidade, potencializando presença física, evidenciando a percepção da comunidade e garantindo maior segurança a população. “Este é um evento histórico para o Município. São 20 jovens que vieram de diversos lugares do Estado para prestarem serviço para a comunidade de Bento Gonçalves na área de segurança pública. O Município, mais uma vez desponta no cenário Estadual a exemplo da saúde, turismo, educação e desenvolvimento. Tenho certeza que esta será a turma mais bem qualificada do Estado do Rio Grande do Sul”, salienta o secretário Municipal de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho.

Bento será o primeiro Município no Estado, cuja formação da Guarda Civil será através da Brigada Militar. O curso terá duração de 776h. Participarão como instrutores, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e Agentes de segurança de outras instituições. A formação da Guarda Civil será realizada, por meio do convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul.

Durante a aula inaugural, o secretário Adjunto de Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota destacou, “a qualidade do curso que a Secretaria de Segurança pretende trazer a cada um é atestada pela experiência de cada pessoa que estará a frente para ensinar cada um de vocês. Portanto, a nossa confiança é também absoluta de que este seja um grande início para a segurança pública do ponto de vista das ações do Município, se tratando não apenas do cidadão bento-gonçalvense, mas também da grande quantidade de turistas que aqui aportam toda semana”.

Os encontros serão realizados na sede do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A formação contará com aulas práticas de tiro / calibre 12 e pistola, condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências e abordagens.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: José Martim Estefanon