Passado o período de inscrições na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, e profissionais da Embrapa Uva e Vinho realizam uma nova etapa. Desde 18 de julho até o dia 4 de agosto, eles percorrem as regiões produtoras do país para coletar 244 amostras inscritas por vinícolas de seis estados brasileiros.

O trabalho de coleta consiste em recolher nove garrafas de cada amostra inscrita, sem rótulo ou marca que identifique a empresa. Para isso, as equipes vão até as vinícolas e recolhem o material diretamente de tanques, lotes de barricas ou já em garrafas. O chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, entidade responsável pela coordenação técnica do evento, Mauro Zanus, ressalta o comprometimento das equipes nesta fase da Avaliação. “A coleta das amostras nas próprias vinícolas é uma grande diferenciação da Avaliação Nacional de Vinhos – nenhum outro lugar do mundo faz isso. Essa é uma etapa que empresta credibilidade ao evento, pois os participantes se asseguram que o vinho é o da safra e refletem o que, de fato, existe nas empresas, localizadas nas diferentes regiões produtoras”, destaca.

Entre os dias 18 e 25 de agosto, 90 enólogos convidados pela ABE participarão da Degustação de Seleção, que elegerá 30% dos vinhos mais representativos da Safra 2016. E o grande momento da Avaliação será no dia 24 de setembro, quando mais de 850 apreciadores do Brasil e do exterior poderão degustar 16 amostras dessa seleção.

A Avaliação Nacional de Vinhos desempenha importante papel na evolução e promoção da imagem do vinho brasileiro há 24 safras, contribuindo para a identificação dos diversos terroirs existentes no país. Considerada a maior degustação de vinhos de uma safra no mundo, a 24ª edição do evento mais uma vez expressará o potencial do Brasil como produtor de vinhos, além de destacar tendências, apontar melhorias e indicar práticas para a produção nacional de vinhos e espumantes seguir avançando em qualidade e tecnologia.

As inscrições para participar do grande momento do vinho brasileiro poderão ser feitas pelo site www.enologia.org.br a partir das 8h30min do dia 30 de agosto.