Não existe uma fórmula mágica para mudar pessoas. Não existe um guia, ou um manual, ou um passo-a-passo. Existe um ingrediente nada secreto: querer.

Quando você quer muito algo, não importa o que existe no seu caminho, você não enxerga dificuldades e não faz sacrifícios. Sacrifícios são vistos como tal aos olhos alheios, pois não temos os mesmos sonhos, nem gostos, então é provável que o que você pode fazer por amor ao seu objetivo, não seja nada compreensível para outra pessoa. Você vê tudo o que faz e tudo que abdica como degraus que irão te levar ao teu sucesso. Pessoal, profissional, financeiro, amoroso.

Existem muitos livros, treinamentos e terapias fazendo com que você levante mais cedo, tenha hábitos saudáveis, tenha um propósito. E tudo isso é válido sim! São ferramentas potentes. Mas a motivação que você sente quando está lendo ou assistindo, passa em até 72 horas, e se você não quiser aquilo de verdade e não praticar algo para que aquilo vire sua rotina, se assim desejar, tudo volta ao normal. Sei o quanto é difícil ver, bem ali na sua frente, alguém de sucesso dizendo veementemente que isso vai funcionar, que é só fazer, que é só querer. Como faz para querer querer?

Por onde olho, por onde ando, tem conselhos dizendo para eu não me diminuir, para não limitar meu espaço, para conquistar o mundo! E eu olho aquilo pensando: “é pra mim?” Porque às vezes não sei como conquistar o mundo – só às vezes. Fico pensando só no topo, e esqueço que a caminhada é que fará o resultado.Esqueço que a vida é o agora, a vida é tanta coisa que nem dá para prolongar aqui. Tento ficar despreocupada, mas e a angústia? Ela é real! A corrida pelo sucesso, fama e dinheiro me desestabiliza, tirando o rumo ao invés de dar, colocando para baixo ao invés de ajudar. Nem todo o mundo vai ter sucesso vendendo roupa pela internet, nem todo o mundo vai conseguir descobrir algo realmente novo, nem todo o mundo vai ficar famoso. Fulano foi rebelde a vida inteira, roubava pelas lojas da vizinhança, não parava em nenhum emprego. E o que aconteceu? Criou sua própria marca e hoje é trilionário. Como você se sente com isso? Eu não sinto um pingo de motivação, desculpa. Parei de ler a biografia, porque a minha vontade era tomar leite com manga e acabar logo com essa humilhação.

Me sinto culpada por não ter juntado meu primeiro milhão de reais aos 21 anos. Poxa, passei batido nessa, e agora?

Não importa o que os outros digam, ou como foi a vida deles. Enquanto a gente tentar fazer o que os outros fazem, pensar como os outros pensam, não estaremos dando chance de saber o que a gente realmente quer e como podemos fazer tal coisa acontecer. Pode contratar o melhor nutricionista, o melhor coach, a melhor terapeuta, ler os melhores livros, ver os melhores vídeos. Enquanto você não quiser de verdade, não vai conseguir.