O ano de 2020 vai reafirmar algumas tendências que já se intensificaram no último semestre de 2019 – entre elas, a de que 40% das tarefas de ciência de dados serão automatizadas, e que 66% dos líderes pensam que já estão transformando seus negócios. Entretanto, apenas 11% de fato estão trabalhando essas mudanças com resultados – em outras palavras, são poucos os gestores que realmente compreendem o quanto as inovações tecnológicas tendem a continuar afetando diretamente o mundo corporativo.

Muitas empresas já compreenderam como as inovações tecnológicas vão afetar financeiramente seus negócios. Observamos que o crescimento médio de receita, advinda de novos negócios de empresas que fazem investimentos em tecnologia, é de 37%, e 76% dessas organizações já relataram melhora na capacidade de alcance com os seus clientes. Por outro lado, 69% observam melhora na sua diferenciação competitiva, enquanto para alguns, esta jornada digital não se mostra no cotidiano e nos relatórios financeiros. E quem ainda não se situou em meio a este cenário, o que fazer? Antes de mais nada, é preciso compreender estas mudanças e se elas se aplicam ao universo da empresa, para então mensurar os impactos e, a partir daí, preparar-se para os ajustes.

Em termos de tendências e mudanças, o ano de 2020 promete. Quem trabalha com gestão de infraestrutura vivenciará desafios de adequação, ao mesmo tempo em que encontrará oportunidades de escalabilidade. Se você ainda não iniciou um plano para atualizar sua infraestrutura e desfrutar das tecnologias emergentes da Indústria 4.0, está atrasado. Assuma de uma vez a transformação digital, e perceba como ela o ajudará a transformar os pilares da sua empresa, permitindo-lhe dar mais atenção ao seu modelo de negócio, às operações e à experiência do cliente.

Cyrano Rizzo
CTO da Binario Cloud