Após anos onde os índices de vacinação entre crianças e adolescentes apresentava redução constante, um levantamento divulgado na terça-feira, 7 de novembro, pela Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mostra que a adesão às vacinas no Brasil apresentou aumento. De acordo com os dados, nos meses de julho e agosto com uma amostra nacional de mais de dois mil entrevistados, 97,8% dos adultos, pais ou mães, com filhos de 14 anos ou menos, disseram ter vacinado seus filhos com todas os imunizantes que integram o Plano Nacional de Imunização (PNI). Essa proporção foi de 96,1% no Centro Oeste; de 100%, no Nordeste; de 95,3%, no Norte; de 97,8%, no Sudeste e de 97,5%, no Sul.

Os dados também mostram boa aceitação para a vacinação dos filhos em campanhas realizadas nas escolas, em especial, à imunização contra a covid-19. Do total de entrevistados, 82,8% disseram que vacinaram crianças e adolescentes contra a doença. Já o índice de vacinação do imunizante contra a influenza chega a 88,8 e 88% para a contra o HPV. “Verifica-se baixa hesitação no Brasil em relação às campanhas de vacinação promovidas em escolas, com elevada adesão de pais e mães nas diferentes regiões do país. A resposta positiva dos pais à vacinação em escolas reforça a presença de altos níveis de confiança na segurança das vacinas aplicadas”, diz a pesquisa.

O levantamento foi realizado no período de 29 de julho a 3 de agosto desse ano, escutando 2.129 pessoas. Desse total, 61,4% informaram que já possuem filhos.