Um projeto na Escola Estadual Pedro Vicente da Rosa deu vida a um livro de poesias escrito pelos alunos

Na Escola Pedro Vicente da Rosa, bairro Universitário, todo ano é escolhido um tema a ser trabalhado pelos professores e alunos. Neste ano, a temática foi “Somos Gotas”, e a professora de Língua Portuguesa, Mônica Garbin, decidiu criar um livro de poesias com seus alunos de 6º e 7º anos. “Foram sete meses de intenso trabalho e hoje se colhem os frutos”, comenta a educadora.

A capa do livro foi criada através de uma oficina feita por Julia Pasquali, nas turmas de 8º e 9º anos. Segundo Mônica, os alunos participaram com empenho em todo o projeto, dedicaram-se a escrever com sentimento e emoção, dando vida ao livro que surpreendeu a todos.

Graças ao empenho de todos no projeto, foi possível confeccionar mil exemplares, com a ajuda de patrocinadores, que se mostraram engajados na causa. “O projeto ‘Somos Gotas da Literatura de Pedrão’ tem como objetivo promover a leitura no âmbito escolar e familiar, no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural”, frisa Mônica.

O lançamento

Na segunda, 9 de setembro, o livro de poesias foi oficialmente lançado em uma cerimônia no Auditório B da Universidade de Caxias do Sul, em Bento Gonçalves. “A noite foi inesquecível. Sinto-me honrada, feliz, orgulhosa e grata por ter escrito um novo capítulo da Escola Pedro Vicente da Rosa. Realmente, somos pequenas gotas, mas que fazem a diferença. Os poemas contidos no livro permeiam valores, emoções e sentimentos dos alunos”, comemora Mônica.

Cerca de 270 pessoas participaram da solenidade, incluindo pais, alunos, professores, funcionários, imprensa e comunidade em geral. Contou também com a presença do coordenador 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alexandre Misturini, secretária municipal de Educação, Iraci Vasques, professor e ex-coordenador da CRE, Leonir Razador, e Vanise Marconi, representante da Central de Orientação Restaurativa Escolar.

“Nas páginas deste livro, há uma esperança de um mundo melhor, uma história contada com muitas gotinhas de amor e incentivo à leitura”, finaliza Mônica.

Professores e alunos que deram vida ao livro de poesias “Somos Gotas”. Foto: Cleunice Pellenz