Um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel encanta quem a conhece. Formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Entre seus importantes atrativos naturais e históricos, estão as suas belas praias, a Gruta das Encantadas, a estação ecológica, um parque estadual, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Visitar a Ilha do Mel é conhecer um pedaço do paraíso.

O que fazer por lá?

  • CONTEMPLAR A NATUREZA

Com fauna e flora exuberantes, passear pela Ilha do Mel é observar diversas espécies de pássaros e botos.

  • TURISMO DE AVENTURA

Além de praticar mergulho, surfar, escalar e velejar, que tal sentir o vento no rosto em uma experiência radical? Na Ilha do Mel é possível realizar o Tandem, popularmente conhecido como Salto Duplo, onde o turista e instrutor sobem a 3000 metros de altura, fazem um voo panorâmico e na sequência, conectados, se jogam na aventura. Vai encarar?

  • TRILHAS E CAMINHADAS

Como não são permitidos veículos automotores e de tração animal na ilha, a locomoção é feita por trilhas, que dão a impressão de que o lugar parou no tempo, ou pelas praias.

  • VISITAR O FAROL DAS CONCHAS

Construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, o local pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Subir os 150 degraus do morro para chegar ao topo é poder contemplar uma vista de tirar o fôlego.

  • VISITAR A FORTALEZA ILHA DO MEL

Edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, a fortaleza fica de frente para o mar, na Praia da Fortaleza. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela guarda muita história.

  • CONHECER A GRUTA DAS ENCANTADAS

Localizada na parte sul da ilha, a gruta é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta.

Fonte: www.viajeparana.com

Fotos: Renato Soares