Seis eixos de reivindicações dos produtores dos municípios Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Garibaldi foram aprovadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis 

Desde o dia 18 de abril, centenas de agricultores participaram do II Ciclo de Encontros com Produtores Rurais da Serra Gaúcha, promovido pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha (SRSG). A atividade, que teve como tema “Defesa da Propriedade Rural – Legislação, Fiscalização e Segurança”, foi realizada em sete encontros nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Carlos Barbosa, e seu encerramento realizado na última quarta-feira, 30 de maio, no auditório da Embrapa Uva e Vinho.

Durante os encontros, diversas palestras foram realizadas a fim de discutir o tema proposto. A arquiteta e urbanista Vanja Hertcert, o pesquisador da Embrapa, Marcos Botton, o Sargento Paulo César Rodrigues dos Santos, comandante do Terceiro Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, major Álvaro Martinelli,  a chefe do Serviço de Educação Sanitária de Agricultura e Pecuária do RS, veterinária Rosane Collares Moraes – e o assessor de segurança do Sistema Farsul, Jerônimo Ferreira Barbosa, foram os palestrantes e abordaram o ponto de vista em bases legais, de fiscalização e segurança a serem aplicadas na propriedade rural.

Após os diálogos entre os participantes em cada encontro, foram definidas seis reivindicações, apresentadas encerramento. São elas: revisão dos códigos florestais Municipais e Estadual em nível de Serra Gaúcha; identificação de órgãos e servidores competentes à fiscalização da propriedade rural; implantar uma patrulha e uma delegacia rural; adequação no atendimento ao produtor rural na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), através da Inspetoria Veterinária; demanda sobre boas práticas e rastreabilidade na produção rural e a demanda sobre a legislação de uso da propriedade rural no município de Santa Tereza. A pauta de reivindicações foi lida e aprovada pelos presentes no último encontro, e será remetida aos órgãos competentes para que sejam tomadas as providências cabíveis quanto aos temas abordados.

Além dos palestrantes, no último encontro participaram também o diretor Farsul, Hermes Ribeiro Filho, vereador Neri Mazzochin, representando a Câmara de Vereadores, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR-BG), Cedenir Postal.

De acordo com o presidente do SRSG, Élson Schneider, o encerramento da atividade é o momento da coroação do trabalho. “Ficamos muito felizes em chegar até aqui e, com muita responsabilidade e firmeza, devemos avançar passo a passo no meio rural para conseguirmos conquistar as reivindicações. Por isso, as entidades afins devem se unir para alcançar os nossos objetivos e quero agradecer as entidades apoiadoras que nos propiciaram estes momentos”, ressalta.

O III Ciclo de Encontros com os produtores Rurais da Serra Gaúcha deve ocorrer em 2020, no qual será apresentando o um relatório dos resultados obtidos no II Ciclo.