Com as obras de restauração em ritmo acelerado, a Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi ficará fechada até o mês de abril. A informação foi dada pelo pároco frei Jadir Segala. De acordo com o frei, as obras do altar estão praticamente finalizadas, e, por conta disso, nos próximos dias deverão começar os trabalhos no centro da igreja.

Conforme Segala, o motivo do fechamento tem por objetivo dar mais segurança para as pessoas que realizarm o trabalho do restauro.

Restauro deve trazer de volta 90% da originalidade da igreja. Foto: Reprodução

Com a decisão, todas as missas a partir desta data serão rezadas na Capela dos Capuchinhos. Até o momento as missas durante a semana eram rezadas nesta capela, sendo mantidos eventos e missas dos sábados e domingos, na Matriz, mas a partir de agora, devido ao fechamento, se torna inevitável a alteração de local.

As obras tiveram início em fevereiro do ano passado. O objetivo do trabalho, orçado inicialmente em R$ 2 milhões, busca trazer de volta os ladrilhos hidráulicos originais, o tom original das paredes, dos frisos e das colunas. Com o trabalho, realizado por especialistas, os desenhos dos anjos e da imagem do Divino Espírito Santo voltaram a ter os traços e cor de sua originalidade.

Conforme Segala, ainda serão recuperadas as paredes com rebocos caídos. Todo esse trabalho está sendo executado por uma empresa de Salvador do Sul, especializada em restauro de patrimônios religiosos. De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Iris Schmit, a igreja, a partir dos restauros previstos, terá de volta 90% de sua originalidade.