Saiba como ajudar a proteger quem está atuando na linha de frente do combate à Covid-19 

Engajados em encontrar soluções inovadoras para o combate à Covid-19, servidores e estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão confeccionando diferentes equipamentos de proteção (EPIs) para profissionais de saúde. Os materiais são doados para órgãos públicos de municípios gaúchos. No entanto, a produção necessita de insumos, e por isso o IFRS e a Fundação Escola-Empresa de Engenharia da UFRGS (FEEng) somaram forças. O objetivo é arrecadar doações de pessoas físicas e jurídicas para a aquisição de materiais necessários aos projetos em execução pelo IFRS.

A FEEng, uma das fundações de apoio credenciadas pelo Instituto, atuará como um agente de ligação entre a comunidade e o Instituto. A Fundação tem a missão de promover atividades de interação Universidade-Empresa e é um elemento de apoio e fomento científico e tecnológico.

A diretora da FEEng, Ângela Danilevicz, explica que as doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas diretamente em uma conta bancária. Os valores arrecadados serão destinados às ações prioritárias, conforme demandas da comunidade apresentadas ao IFRS (como fabricação de máscaras, protetores faciais, aventais e outros equipamentos). A destinação será definida pelo Comitê de para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 do IFRS.

A FEEng está encarregada de gerenciar a parte burocrática, com a arrecadação, a formalização dos processos de compras (garantindo a economicidade e a eficiência da despesa) e a prestação de contas, que será exposta em meios de promoção da transparência.

Para consultar as necessidades dos projetos do IFRS de auxílio no combate à Covid-19, basta acessar a página da Campanha no site do IFRS, que será constantemente atualizada. Confira como contribuir:

Quem pode doar: qualquer pessoa física ou jurídica.

Como doar: os interessados podem depositar ou transferir o valor doado para o Banco do Brasil, agência 3798-2, Conta Corrente: 301.457-6, Fundação Empresa Escola de Engenharia da Ufrgs (FEEng), CNPJ: 02.475.386/0001-13. No momento do depósito/transferência, no campo “código identificador”, digitar o próprio CPF ou CNPJ.

No caso de dúvidas, os contatos com o IFRS podem ser realizados pelo e-mail: [email protected].

As demandas mais urgentes são:

  • Bobina de PET com pelo menos 0,5mm de espessura para a produção de protetores faciais para profissionais de saúde;
  • Chapa de acrílico transparente entre 2mm e 4mm para a elaboração de protetores faciais para profissionais de saúde;
  • Chapa de acrílico transparente entre entre 5mm e 10mm para a confecção de caixa protetora para médicos;
  • Elástico de 9-10 mm de largura;
  • Tecido não-tecido (TNT) com gramatura 50g/m2 e determinação da eficiência da filtração bacteriológica pelo fornecedor do material – o elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) > 98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%. Será utilizado para a confecção de batas hospitalares para os profissionais de saúde.

Fonte: Ascom IFRS
Fotos: Bruno Egami / Divulgação