Estão abertas até 8 de maio as inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso de Estudantes 2019/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Os documentos que fornecem informações, orientações e conteúdos programáticos das provas (chamados de editais) deste processo de seleção foram publicados na terça-feira, 16 de abril de 2019. São ofertadas mais de 1.400 vagas em cursos técnicos de nível médio (concomitantes e subsequente), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de graduação para ingresso no segundo semestre de 2019 em nove campi do IFRS:  Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão. Todos os cursos são gratuitos.

Os editais e todas as novidades podem ser acompanhadas pelo  site de ingresso.

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo iniciam-se no dia 18 de abril e vão até 8 de maio de 2019, pelo site de ingresso. Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. Os endereços dos campi constam da lista abaixo.

Todos os cursos do instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35 e para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos de graduação. A exceção é a seleção para ingresso em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não tem taxa de inscrição.

De 5 a 16 de abril de 2019, os candidatos puderam encaminhar pedido de gratuidade (isenção no pagamento) da taxa de inscrição. O resultado da solicitação está previsto para ser divulgado no  site de ingresso. nesta quarta-feira, 17 de abril. A concessão de isenção da taxa não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição a partir de 18 de abril de 2019.

As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

Fonte: Assessoria IFRS