Fato ocorreu na quarta-feira, 8 de julho, durante a enchente que atingiu o município

Uma cena de heroísmo e dedicação marcou a quarta-feira, 8 de julho, durante o trabalho de resgate no município de Santa Tereza. A cheia do Rio Taquari obrigou dezenas de famílias a saírem de suas casas. Em muitos casos, pessoas tiveram que deixar seus pertences e sair apenas com a roupa do corpo, devido a rapidez com que as águas subiram e alagaram a cidade. Um casal de idosos e uma cuidadora precisaram ser resgatados com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves. Em meio a tanta dor e tristeza, a ação corajosa fez com que o dia terminasse, apesar de tudo, mais positivo.

Para resgatar o casal Darvino José e Mercinda Michelon, de 90 e 85 anos, foi necessário o uso de um barco, trem, carreta de trator e o esforço físico dos soldados. Após elevação do rio, o casal que reside na comunidade de Campinhos, interior de Roca Sales e próximo à Santa Tereza, ficou ilhado e sem condições físicas para enfrentar a situação, precisou ser salvo pela guarnição da 3ª Companhia Especial dos Bombeiros Militar em Bento Gonçalves. Os sargentos Carvalho e Guerra além dos Soldados Barreto e Pietro tiveram de dividir todo processo de resgate dos três e assim tiveram de fazer uso de quatro meios para locomoção.

Devido o difícil acesso até a residência do casal, provocado pela força da água, o casal e sua cuidadora precisaram ser levados em um bote até uma estrada de chão batido. A dificuldade aumentou, pois, o idoso sofre com problemas de mobilidade e necessita de oxigênio para respirar. Se não bastasse, a localidade estava sem energia elétrica e o cilindro contendo o produto para auxiliar a respiração do idoso não estava carregado. Para minimizar possíveis complicações, os agentes utilizaram um cilindro reserva até que o maior fosse recarregado. A ação durou aproximadamente duas horas.

Mas a história não terminou por aí. Afinal, como o trecho estava completamento bloqueado e o movimento do rio era forte, as equipes precisaram levar as vítimas numa carreta de trator até os trilhos do trem existentes nas proximidades. Lá, o casal foi colocado em uma espécie de trem, exclusivo para o uso de cargas e transportado até Santa Tereza e, posteriormente, ao Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. A cuidadora preferiu permanecer no posto existente na comunidade. Em nota, a casa de saúde bento-gonçalvense informou que o idoso segue internado, mas passa bem. A esposa não necessitou de cuidados hospitalares.

Na tarde desta quinta-feira, 9 de julho, o rio Taquari já havia baixado cerca de nove metros e possibilitou parte da comunidade de Santa Tereza e arredores a retornar para suas casas. Em cada imóvel afetado, muita lama, galhos de árvores e sujeira.

Fotos e vídeo: Corpo de Bombeiros / Bento Gonçalves