Foi identificado como Ivanir de Mattos Guimarães, de 33 anos, o homem morto por policiais na noite de sábado, 17, após invadir a sede da delegacia de polícia em Farroupilha. Ele havia sido detido mais cedo por desacato e liberado na sequência. No entanto, pouco tempo depois, retornou ao local com uma barra de ferro, invadindo a delegacia, em possível estado de surto.

De acordo com o delegado Éderson Bilhan, o indivíduo tentou ser contido por disparos de arma de choque, além de tiros com arma de borracha. No entanto, em razão da situação, os agentes atiraram em direção a Guimarães, que morreu no local.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e compareceram ao local. De acordo com a Polícia Civil, ele tinha antecedentes por desacato, descumprimento de medida protetiva, vias de fato, ameaça, porte ilegal de arma de fogo, violação de domicílio, favorecimento real, furto de veículo, furto de bicicleta, residência, roubo a estabelecimento comercial, dano, coação no curso de processo, posse de entorpecentes e crimes contra a fauna.