O içamento da parte metálica da nova ponte que vai ligar os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha deve ocorrer ainda esta semana, se as condições climáticas permitirem. A expectativa é de que a montagem da estrutura seja finalizada nesta terça-feira, 19 e, posteriormente, iniciem os trabalhos de instalação nos pilares. A antiga ponte acabou sendo arrastada pelas águas do Rio das Antes no dia 4 de setembro. Desde então, as duas cidades seguem sem o chamado acesso direto.

O trabalho segue intenso desde o dia 16 de novembro. Após o içamento da parte metálica, as equipes devem iniciar o processo de concretagem da pista, que deve ficar pronto em 20 dias. Depois disso, veículos já serão autorizados a trafegarem pelo local. A previsão da prefeitura de Nova Roma do Sul é de que a liberação ocorra em janeiro.

Para construir a ponte em tempo recorde, uma associação privada foi constituída, com o objetivo de buscar recursos financeiros, por meio de doações. Orçada inicialmente em cerca de R$ 6 milhões, a expectativa é de que o valor tenha ficado abaixo do previsto.

Uma nova ponte está prevista para ser construída por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). De acordo com a autarquia, a meta é que a estrutura seja finalizada até 2024. No entanto, não há nenhuma novidade sobre o andamento do processo.

A intenção do Governo do Estado é de que a ponte de ferro, novamente construída, passe a ser utilizada como ponto turístico, deixando o tráfego de veículos para a nova estrutura.

Fotos: Douglas e Heleno Pasuch / Divulgação