Como as visitas aos domicílios não podem ser feitas, servidores fazem contato telefônico para manter os dados atualizados

Em virtude da pandemia do Coronavírus, muitas coisas tiveram de ser readaptadas nas rotinas das pessoas. Com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não foi diferente. Se antes as visitas aos domicílios para realizar pesquisas eram uma constante, agora os servidores da entidade, atuando em home office, estão dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão, com a pesquisa PNAD Contínua e, mais recentemente, com a PNADCovid19, por meio do contato telefônico.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por coletar informações essenciais, por meio de pesquisas realizadas no decorrer do ano. “As contínuas são as que chamamos de conjunturais, realizadas mensalmente, e as estruturais, anuais, esta última está ocorrendo conforme nosso planejamento, já que estes dados são obtidos de forma informatizada. Quanto às pesquisas domiciliares, estamos com dificuldades”, salienta o supervisor do IBGE Bento Gonçalves, Angelo Miguel dos Santos Xavier. Segundo ele, a Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD) gera o principal indicador a respeito do trabalho no país e que obter estas informações somente é possível através das visitas domiciliares. “Em virtude da pandemia, tivemos que nos readaptar. Antes de iniciar cada pesquisa, em tempos normais, fazemos uma abordagem inicial e depois já comunicamos que retornaremos mais quatro vezes, totalizando cinco pesquisas. Este processo também está sendo feito agora ao iniciar a pesquisa com uma nova família. Porém, encontramos alguns percalços”, avalia.

De acordo com Xavier, é compreensível o momento de dificuldade e incertezas, principalmente pelo medo de cair em golpes. Entretanto, é imprescindível a coleta de dados, através das pesquisas, para garantir que as informações que o país precisa continuem sendo produzidas. “Os nossos servidores estão ligando para as famílias, já que a visita presencial não está sendo possível e muitas vezes as pessoas tem receio de atender, o que consideramos normal já que ocorrem muitos golpes nesta época de pandemia. Entretanto, temos ferramentas para assegurarmos às famílias que elas estão repassando os dados para o IBGE”, revela.

A pessoa que atender ao telefone pode perguntar, a qualquer momento, os dados que permitam confirmar a identidade do profissional, que podem ser: nome completo, número de matrícula, RG ou CPF. Com os dados na mão você pode solicitar, sem nenhum problema, que o entrevistador retorne em outro momento, para dar tempo de realizar a verificação da identidade. As informações do profissional podem ser obtidas pelo telefone 0800 721 8181 ou acessando o site respondendo.ibge.gov.br/entrevistador. “O nosso entrevistador pode repassar esta informação sempre que ela for solicitada. É nosso dever dar continuidade ao trabalho que desenvolvemos, auxiliando a população no sentido de disponibilizar ferramentas para que cada um exerça a sua cidadania”, frisa Miguel.

PnadCovid19

A Pnad Covid19 é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, que está sendo realizada por telefone para quantificar as pessoas com sintomas de Covid-19 e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Cerca de dois mil agentes do IBGE estão fazendo contato por telefone com 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país. “Coletamos informações da família como quantas pessoas tiveram os sintomas, além de questões do mercado de trabalho. É uma pesquisa específica, mais voltada ao momento, a nossa realidade”, pontua.