Olhares, palavras e sorrisos que confortam. Esta tem sido a rotina de voluntárias da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves com pacientes do setor de Oncologia do Hospital Tacchini. Em duplas, elas visitam os pacientes, levando apoio e carinho, ingredientes que têm influenciado positivamente no tratamento do câncer.

O trabalho é coordenado pela assistente social Clari Ben, que atua na Liga. Segundo ela, cada voluntária doa seu tempo, trabalho e talento de maneira espontânea, beneficiando o tratamento do paciente. “Um sorriso, um olhar carinhoso, uma palavra de conforto, um ombro amigo, um gesto solidário são terapias simples e ao mesmo tempo poderosas”, garante. Cada voluntária está extremamente comprometida com o trabalho e motivada pelos valores sociais de participação e solidariedade.

A assistente social explica que humanizar pressupõe criar e manter um processo dinâmico, criativo, participativo. “A voluntária ‘humanizada’ é aquela que possui como características essenciais à competência e ao conhecimento ético em constante atualização, maturidade emocional, ética pessoal e uma visão cultural de suas implicações socioafetivas”, destaca.

Hoje, nove voluntárias estão realizando o trabalho nas quartas-feiras. A presidente da Liga, Maria Lúcia Severa, esclarece que elas se revezam conforme a necessidade, mas o trabalho vem aumentando gradativamente devido à demanda existente. “Este contato personalizado e humano tem feito toda a diferença no tratamento dessas pessoas”, afirma.

As voluntárias estão motivando as pessoas dando apoio e carinho sem interferir em assuntos como conduta médica, tratamento, respeito à individualidade, situação financeira, religião e política, por exemplo. É um trabalho totalmente diferenciado que atende a necessidade desses pacientes de compartilhar seus sentimentos, mas também respeita aqueles que não desejam se expressar.