A Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) existente no Hospital Tacchini há mais de 20 anos realizou no início desta semana a décima primeira captação de múltiplos órgãos de sua história.

A enfermeira responsável pela Comissão, Ana Turmina, diz que era início da noite de segunda-feira, 30, quando a notícia da morte cerebral de uma jovem de 32 anos, doadora de órgãos, foi dada à sua família. “A partir disso, em seguida recebemos o sinal positivo por parte da mãe, que quer saber que sua filha está viva no corpo de outras pessoas”, relata Ana.

Uma equipe do Hospital de Clínicas prontamente se deslocou a Bento Gonçalves para acompanhar o procedimento de retirada e levar os órgãos para a Capital do Estado. Para a agilidade do processo, que iniciou às 11h10 e encerrou às 14h30, foi utilizada a estrutura do Aeródromo Municipal, inaugurado em março de 2016.

O Hospital Tacchini conta com estrutura física, equipamentos e equipes treinadas para a retirada de órgãos. No Hospital São Roque de Carlos Barbosa, que faz parte do Tacchini Sistema de Saúde, é realizado o transplante de córneas. Até mesmo a retirada de ossos pode ser feita no hospital. “É um trabalho muito minucioso, pois agimos no momento mais delicado das famílias. É preciso saber acolhe-las, conforta-las sem deixar de lado parte racional, porém, totalmente humanizado e com empatia. Acho que é uma missão nobre que realizamos”, reconhece a enfermeira.

Fotos: Assessoria de Imprensa do Hospital Tacchini