Os ‘Modelos Assistenciais em Enfermagem’ e a ‘Performance dos Profissionais’ foram os temas que nortearam a palestra da gerente de Enfermagem do Hospital Tacchini, Maria Lucia Falk durante a abertura do semestre dos cursos de Enfermagem e de Técnicos de Enfermagem e de Radiologia Médica da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. O encontro aconteceu no dia 30 de julho no auditório da faculdade e reuniu alunos, acadêmicos, professores e convidados.

Em sua apresentação, Maria Lucia Falk abordou os diferentes conceitos de ‘Modelos Assistenciais’, enfatizando o projeto ‘Primary Nursing’, como um dos melhores modelos para a gestão do cuidado que produz mais segurança e confiança além de formar fortes vínculos do profissional com o paciente e sua família. “O enfermeiro referência fica mais junto à beira do leito. Durante todo o período de internação, ele orienta e prepara o paciente para a alta domiciliar, incluindo novas ações pró-saúde”, diz a gerente.

Ao falar da Performance Profissional, Maria Lucia enfatiza que o profissional da enfermagem ao iniciar sua carreira no Hospital Tacchini precisa ter consigo dois requisitos básicos relacionados a competência: o conhecimento e comportamento. “O conhecimento é fundamental, essencial para o exercício da profissão. Precisamos ter profissionais atualizados e que saibam como agir nos momentos da tomada de decisão. Isso vem através da boa formação técnica acadêmica”, destaca. Ela lembra, porém, que o comportamento e a atitude do profissional, é o que faz toda diferença para aquela experiência que é única para cada paciente. “Todas as pessoas querem e devem ser bem atendidas. Precisam receber a devida atenção com uma escuta qualificada e respeitosa para minimizar os momentos de dor e sofrimento. Cada vez mais necessitamos humanizar o cuidado e produzir novos e melhores modos de cuidar”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação