Na quinta-feira, 14, quando foi lembrado o dia Internacional da Doação de Sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Tacchini recebeu a visita do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, acompanhado de alguns secretários, entre eles, o da Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira e o de Esportes, Valtamir Atzler. O grupo foi acompanhado pelo superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio e, juntos, doaram sangue, numa forma de incentivar as pessoas a praticarem tal gesto.

Hoje, o Hospital Tacchini conta com uma Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT), um setor diferente aos bancos de sangue e Hemocentros, tradicionalmente conhecidos pela sociedade. Ela funciona nas dependências do Hospital Tacchini e tem por objetivo atender a demanda da Instituição. Conforme a enfermeira responsável pelo setor, Aline Somensi Manfredini, a UCT trabalha com a capacidade mensal de coletar até 100 bolsas de sangue. “Normalmente atingimos esta capacidade e as vezes orientamos aos doadores que venham em outra oportunidade. É importante que todos entendam sobre essa nossa limitação, pois as bolsas de sangue tem validade máxima de 30 dias”, explica a enfermeira.

Por determinação do Hemocentro de Caxias do Sul, todo sangue utilizado por pacientes do SUS internados no Hospital Tacchini, deve ser reposto através de doações diretamente ao Hemocs. Atualmente o Tacchini recebe do Hemocentro cerca de 350 bolsas/mês e apenas 45 doações são feitas em Caxias.

Atualmente, o Tacchini e a prefeitura de Bento Gonçalves estão em tratativas com o Hemocs, a fim de viabilizar que as doações sejam feitas em Bento Gonçalves.

Atendimento da UCT

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital Tacchini atende entre segunda-feira e sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14 às 16h. As sangrias terapêuticas são realizadas das 7h às 8h30min e das 16h30min às 18h. O setor funciona nas dependências do Hospital Tacchini e atende pelo telefone (54) 3455-4151.

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

O objetivo da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Quem pode doar sangue?

– Tanto homens quanto mulheres com idade entre 16 e 69 anos;

– Ter acima de 50 quilos;

– Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;

– Estar bem alimentado e descansado;

– Não estar utilizando medicações (antibióticos, corticoides e anti-inflamatórios);

– Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;

– Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.