O Hospital Tacchini abriu nesta segunda-feira, 30, mais quatro leitos adultos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A previsão inicial de inauguração das novas unidades era 30 de abril, mas um esforço conjunto de direção, conselho de administração e equipe de trabalho da instituição permitiu antecipar a entrega, prevendo uma possível demanda de pacientes em função da pandemia de Coronavírus.

Os novos leitos se somam a outros 20 já existentes na instituição e a outros seis temporários, construídos em uma área diferente do hospital, que foram concebidos exclusivamente para receber pacientes que apresentam quadro respiratório grave.

Mesmo com novos leitos, estrutura não seria suficiente para suprir demanda em caso de colapso na saúde

Apesar de novos leitos, um aumento na quantidade de casos graves, provocados pelo novo coronavírus e que necessitem de atendimento nas UTIs da casa saúde, poderia afetar o trabalho. De acordo com a infectologista, Nicole Golin, a eliminação de cuidados essenciais de higiene e a desmobilização no isolamento social, poderão provocar um colapso na saúde local, provocando maiores problemas no atendimento à população. “Com mais esses 10 leitos podemos voltar à nossa rotina sem problemas? Não. Se não conseguirmos conter a curva de contaminação, sabemos que esse reforço não será suficiente. Por isso, pedimos a todos que permaneçam em casa”, afirma.

Segundo a especialista, a quantidade de novas internações servira de balizador sobre o agravamento do contágio por Covid-19 na região, uma vez que os testes para confirmar o diagnóstico da doença não estão sendo liberados pelo Ministério da Saúde. “Quanto mais pessoas contaminadas, mais casos graves aparecerão para nós. Nossa meta hoje é ficar mais de 24 horas sem receber novos pacientes na UTI”, finaliza.