O Hospital São Roque já está disponibilizando o acesso a exames de endoscopia e colonoscopia, através de um moderno equipamento, único na região da Serra Gaúcha, dotado de tecnologia japonesa, conhecida como Blue Laser Imaging (BLI). Adquirido pelos médicos endoscopistas digestivos Luiz Fernando Pereira e Samir Carlotto, o equipamento é capaz de identificar e tratar lesões da forma mais precoce possível. “Isso é possível devido a resolução das imagens. Com o BLI conseguimos identificar toda a estrutura do intestino e indicar o melhor tratamento ao paciente, evitando muitas vezes até cirurgias ou procedimentos oncológicos”, explica o Doutor Samir Carlotto. Ele ressalta que nos equipamentos disponíveis atualmente na região, apesar da boa qualidade, as imagens são ampliadas no máximo 20 vezes, enquanto nesta nova tecnologia BLI a mesma pode ser ampliada em até 200 vezes e ter um ganho importante de qualidade, beneficiando os pacientes.

O médico Luiz Fernando Pereira, destaca que a tecnologia BLI tem como diferencial a possibilidade de receber ‘upgrade’, mantendo-se assim, sempre atualizado em termos de tecnologia. “Assim como qualquer outro recurso, este equipamento será superado pois a medicina tem avançado muito nos últimos anos. No entanto, ele nos permite a instalação de novos softwares e assim sua vida útil se estenderá ainda por diversos anos”, explica o endoscopista. Doutor Pereira destaca também a estrutura existente no Hospital São Roque. “Temos plenas condições físicas para a realização destes exames e contamos com uma equipe qualificada para dar suporte ao nosso trabalho e oferecer um atendimento humanizado aos pacientes”, afirma.

Prevenção

Tanto o Doutor Samir Carlotto quanto o Doutor Luiz Fernando Pereira destacam a importância das pessoas estarem conscientes para a realização de exames preventivos. “Os cânceres de mama e de próstata são muito enfatizados em campanhas anuais. O exame preventivo de colonoscopia, embora já exista formal pelas sociedades médicas, para realização em homens e mulheres assintomáticos acima de 50 anos, no Brasil faltam políticas públicas para tal divulgação”, lembra o Doutor Samir Carlotto.

O Doutor Luiz Fernando Pereira diz que a realização de exames preventivos é o primeiro passo para a busca de uma melhor qualidade de vida. “Além disso, é necessário adotar uma dieta balanceada e reservar algumas horas semanais para realizar exercícios físicos. Desta forma, a pessoa vai estar sempre em atividade, evitando tornar-se um paciente”, conclui.